PROGRAMAÇÃO GERAL:
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IMPORTANTES:
RESUMO
DAS MESAS:
MESA 01:
Objeto e espacialidade no campo expandido da pintura
Objeto e espacialidade no campo expandido da pintura
Dia 10/09 Horário
14 hs.
A mesa propõe uma discussão sobre a
pintura e seu hibridismo com linguagens artísticas em torno do espaço
tridimensional, a partir da produção plástico-visual dos artistas / pesquisadores
que compõe a mesma.
MESA 02:
Interlocuções Pictóricas
Interlocuções Pictóricas
DIA 17/09
Horário 14 hs.
A discussão proposta nessa mesa versa sobre a
pintura e o pensamento pictórico em diálogos com outras linguagens. Nessa
perspectiva coloca-se em interlocuções pictóricas com a ilustração, a
fotografias, o objeto e a gravura. Esses
tópicos potencializam, congregam e compõem os pilares equacionados nesse debate.
MESA 03:
A natureza representada e presentificada na materialidade pictórica
Dia
24/09 Horário 14 hs.
A proposição dessa mesa é colocar em discussão reflexões sobre a exploração da materialidade pictórica construída por meio de materiais extraídos da natureza. Os pontos almejados nesse debate versam sobre a coleta in situ de materiais in natura, presentificando-os no campo pictórico, de forma real, ou transpondo-os do campo real para o simulacro.
MESA 04:
Subjetividades e ressignificações da materialidade pictórica: semioses.
Subjetividades e ressignificações da materialidade pictórica: semioses.
Dia
01/10 Horário
14 hs.
Essa
mesa tem como finalidade abrir reflexões e debates sobre a materialidade pictórica tendo como eixos discursivos a transformação, a reação, a apropriação, a expressividade, explorando
a matéria e suas
ressignificações poéticas, de
modo a fomentar também estudos teóricos
sobre a matéria física enquanto carnação
pictórica.
MESA 05:
Processo de criação e metodologia de pesquisa em arte
Processo de criação e metodologia de pesquisa em arte
Dia 08/10 Horário
14 hs.
No contexto das ações do NUPPE, com produções artísticas
consolidadas em pintura em seu sentido stricto e expandido e de produções
textuais como uma prática recorrente, propomos pela linha de “Processo de
criação: pesquisa, ensino e metodologia” abordar sobre a sistematização da
pesquisa em arte como área de conhecimento, a partir de incursões experienciais
e diálogos históricos e/ou teóricos.
O debate apresentado pela mesa posiciona a pesquisa em arte
no Brasil em relação às suas fronteiras com outras áreas, métodos e objetos de
estudo, colocando em questão como os produtos desse tipo de pesquisa revelam
alternativas que confrontam a realidade atual, além do âmbito acadêmico;
discute o processo de criação e construção de conhecimento em arte,
apresentando reflexões sobre as perspectivas de se planejar a pesquisa em arte,
a partir de possibilidades metodológicas em processos de criação nas artes
visuais; propõe uma abordagem teórico-metodológica da pesquisa em artes a
partir do diálogo entre a criação e a recepção da obra, em um processo de
formação de conceitos e sentidos. Nesse sentido, a mesa costura abordagens da
pesquisa em arte como área de conhecimento em um diálogo histórico, teórico e
metodológico.
EXPOSIÇÕES:
CONFLUÊNCIAS
(EXPOSIÇÃO COLETIVA)
Curadoria:
Aninha Duarte e Alexandre
França
Expositores:
Alexandre
França / Aninha Duarte / Brayan Arantes / Carmen Nolorve /
Dayane
Justino / Elsieni Coelho / Flaviane
Malaquias / Jane Côbo /
Karina
Sousa / Roberta Melo / Rodrigo Freitas / Sérgio Rodrigues
Período:
Segundo semestre de 2020.
Local:
Casa da Cultura de Uberlândia.
Em 2020, o NUPPE criou uma parceria de trabalho
com a CASA DA CULTURA de Uberlândia, e passa a ocupar uma de suas salas, espaço
este destinado a estudos na área da pintura e exposições. Inauguramos o espaço com uma
exposição coletiva com integrantes do NUPPE, denominada
"CONFLUÊNCIAS". A exposição recebeu um Catálogo Virtual,
disponível abaixo e no link https://www.youtube.com/watch?v=d5q3fniET-A.
ENRAIZAMENTOS DA/NA IMAGEM
(EXPOSIÇÃO
COLETIVA VIRTUAL)
Curadoria:
Sérgio
Rodrigues - Fábio Martins
Expositores do NUPPE:
Alexandre
França / Aninha Duarte / Elsieni Coelho /
Fábio Martins /
Flaviane Malaquias / Karina Sousa / Sérgio Rodrigues
Flaviane Malaquias / Karina Sousa / Sérgio Rodrigues
CONVIDADOS:
André
Reis / Renato Soares / Wigder Frota
Período:
de 13/10/2020 a 13/11/2020.
Local:
Espaço Virtual Expositivo – EVE, do Instagram. (@eve.art.br)
Blog: http://eve-art-br.blogspot.com
Vinculada à linha de Pesquisa “Pintura em Interface com
outras Linguagens”, a exposição fotográfica reúne artistas pesquisadores do
NUPPE e convidados, trazendo imagens enraizadas
na diversidade da cultura brasileira. O conjunto
perpassa por diferentes repertórios, desde a sua expressão mais autóctone – a
cultura indígena –, permeando manifestações de matriz religiosa afro-brasileira
e popular-cristã, e alcança a visualidade das grandes expressões festivo-populares
das Escolas de Samba e do Festival Folclórico de Parintins.
São fotografias que traduzem olhares pictóricos sobre a
cultura e, no caso dos pesquisadores do NUPPE / expositores, também fomentam
suas poéticas em Pintura, uma vez que suas pesquisas com raízes na cultura têm,
na imagem fotográfica, um meio documental e expressivo que tangencia seus
processos de criação.
3-
EXPOSIÇÃO COLETIVA DO NUPPE NO
PROJETO
GALERIA DE ARTE NA ESCOLA
Curadoria:
Sérgio
Rodrigues - Fábio Martins
Expositores:
Alexandre França / Aninha
Duarte / Dayane Justino /
Flaviane Malaquias / Karina
Sousa / Sérgio Rodrigues
Abertura:
08 de setembro de
2020.
Local:
GALERIA DE ARTE
NA ESCOLA é um projeto em arte-educação
voltado para a difusão das Artes Visuais, que conta com o
incentivo da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia.
Criado e desenvolvido por Sérgio Rodrigues, o
projeto propõe, como uma de suas ações, a realização
de uma Exposição Coletiva Virtual por meio de BLOG.
A exposição é formada por obras deseis artistas visuais
atuantes na cidade de Uberlândia e pesquisadores-membros do NUPPE – Núcleo de Pesquisa em
Pintura e Ensino – vinculado à Universidade Federal de Uberlândia.
PALESTRANTES
CONVIDADOS:
Oscar
Leonardo Ayala - Maestro en
Bellas Artes con Especialidad en Pintura, Universidad Nacional de Colombia.
Magíster en Estudios artísticos de la Universidad Distrital Francisco José de
Caldas,Investigador-creador comprometido en el agenciamiento de un ejercicio
artístico de incidencia social, vinculado al contexto y a las condiciones de su
devenir histórico. Profundiza en el análisis de la conjunción entre imaginarios
sociales e historia, planteando una revisión crítica de los usos del patrimonio
cultural en relación con la identidad y la memoria colectiva. Investigador
desde una perspectiva transdisciplinar y crítica que busca aportar a la
superación de exclusión cultural. Docente en el área disciplinar de las artes
plásticas y visuales, interesado en la renovación de las prácticas discursivas,
creativas y metodológicas del ejercicio pedagógico de las artes y la educación
artística. Experiencia en las asignaturas de dibujo, Pintura, Escultura y
Cultura visual. Trabajo en proyectos de creación artística y gestión cultural,
formulados para la interacción de diferentes ámbitos del contexto. Experiencia
en curaduría artística, actualmente es docente del programa de Artes Visuales
de la Fundacion Universitaria Juan de Castellanos.
Rodolpho
Parigi - Bacharel em
Artes Plásticas, pela Fundação Armando Alves Penteado (FAAP – SP). Vive e trabalha em São Saulo.
Zalinda Cartaxo - É graduada em Educação Artística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), especializada em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), mestre em História e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou pós-doutoramento na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (CNPq/FBA), Portugal. É Professora Associada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO) onde integra o Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) na Linha de Pesquisa HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO TEATRO E DAS ARTES (HTA) Entre os anos de 2013 e 2015 coordenou o Mestrado Acadêmico do PPGAC/UNIR IO. Inte gra os Grupos de Pesquisas: TEATRALIDADE: ESPAÇO, IMAGEM (CNPq); PARADIGMAS, TEORIAS, CONCEITOS, MATERIAIS, POIÉTICAS e POÉTICAS: QUESTÓES CONSTRUTIVAS DA PINTURA CONTEMPORÂNEA., da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DE ESTUDOS EM BELAS-ARTES secção PINTURA, da Universidade de Lisboa, Portugal (colaboradora). Membro do Conselho Editorial do International Journal of Architecture, Arts and Applications (IJAAA). É artista visual e autora dos livros 'Pintura em Distensão' (2006), 'Pintura e realidade: Realismo arquitetônico na pintura contemporânea. Adriana Varejão e José Lourenço' (2012) e 'Revelações A obra-manifestação de Adriana Barreto' (2019).
PARTICIPANTES DO NUPPE:
Aninha Duarte - Artista Plástica. Doutora em História Social pela
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP com estágio de doutorado
na Universidade de Évora UE / Portugal (Bolsa PDEE-CAPES). Docente do curso de
Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) atuando no Curso de
Graduação em Artes Visuais e no Programa de Pós-graduação em Artes. Professora
no Programa de Pós-graduação em Museologia/UFBA Linha de pesquisa: Patrimônio e
Comunicação. Atua como artista visual com mostras no Brasil e exterior.
Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino - NUPPE/UFU (líder),
Núcleo de Estudos de História Social da Cidade - NEHSC/PUC/SP (Pesquisador), Grupo
de pesquisa sobre Cibermuseus /NEP - Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos /GREC/UFBA
(Pesquisador).
Aylana Canto - Mestranda em Museologia pela
UFBA - PPGMUSEU. Pós-graduanda no curso de especialização em Arte Educação
Cultura Brasileira e Linguagens Artísticas Contemporâneas pela Escola de Belas
Artes (UFBA). Bacharel/licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do
Pará (UFPA). Trabalhou com arte-educação em atividades vinculadas à Secretaria
Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Prefeitura de Belém (2011/2012). Auxiliou
às visitas em bolsa de extensão e produção gráfica pela Universidade Federal do
Pará - UFPA no atendimento voltado a educação inclusiva de crianças cegas
(2013). Atuou em trabalhos de mediação cultural no Centro Cultural Sesc
Boulevard, em Belém do Pará (2014) e no Museu da Universidade Federal do Pará -
MUFPA, em Belém (2015). Foi educadora Cultural no centro Caixa Cultural
Salvador, onde executou planejamentos, treinamentos, oficinas, visitas mediadas
com escolas e grupos e educação inclusiva para surdos (2016), Espaço
Carybé das Artes e no Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana
(2018/2019). Professora do projeto PARFOR - PA da UFPA (2017). É
pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino - NUPPE/UFU e no Grupo
de Pesquisa sobre Cibermuseus / NEP - Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos
/GREC/UFBA. Atua na área de Artes, com ênfase ensino em arte e mediação
cultural, educação inclusiva, ilustração, pintura, animação e teoria semiótica
francesa.
Brayan Arantes - Graduado em
Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia em 2017.
Participa do Núcleo de Pintura e Ensino (NUPPE) . Sua pesquisa se enquadra na
linha de pintura matérica, no qual seu fulcro investigativo é a corrosão de
metais com ácidos, chegando assim à morte da matéria e sua subsequente
transformação em um óxido de baixa redução. Na área da literatura escreve
poemas e publicou seu primeiro livro de poesia em 2015 intitulado Metástase.
Participa de exposições nacionais e internacionais. Mestrando no curso de
Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia.
Camila
Moreira - Artista Plástica. Doutora em Arts Plastiques pela
Université Paris 1- Panthéon Sorbonne -França. Atualmente é Professora Adjunto
da Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Desenho/Escola de
Belas Artes. Sua pesquisa contempla o desenho e a pintura na atualidade,
processos híbridos, o exÍlio, a mestiçagem na arte e o processo de criação.
Atua como artista visual com mostras no Brasil e no exterior. É coordenadora do
NEDEC / UFMG (Núcleo de Estudos e Ensino em Desenho Contemporâneo), linha de pesquisa :
Desenho e Hibridismo de Linguagens e Linha de pesquisa Desenho
Contemporâneo ; pesquisadora do NUPPE/UFU (Núcleo de Pesquisa em Pintura e
Ensino) linha de pesquisa :Pintura e Interfaces com outras linguagens e linha
de pesquisa: Estudos Cromáticos, e membro da Associação de Artistas (Art)ère-
Paris-França.
Carmen Herrera Nolorve - Doutora em Artes É graduada em Artes
Plásticas pela Universidade de Bordeaux Montaigne. Vive e trabalha em Bordeaux
desde 2005. Sua prática artística evoluiu em torno do tema do retrato contemporâneo
focado na construção da identidade feminina e contando com uma pluralidade diálogos
em gravura e pintura. Hoje, ela
acrescenta novos elementos aos seus retratos, cabelos de mulheres de diferentes
nacionalidades chamadas « suas donantes » (doadoras de cabelo). Ela
expôs individual e coletivamente no Peru, França, Espanha, Brasil, Bulgária e
Colômbia.
Elsieni Coelho - Docente,
artista e pesquisadora do curso de Artes Visuais, do Instituto de Artes, da
Universidade Federal de Uberlândia (Minas Gerais/ Brasil). Tem uma produção
artística em instalação, objeto, fotografia e pintura. Integra ao Núcleo de
Pesquisa em Pintura e Ensino (NUPPE), nas linhas de “Pintura em interface com
outras linguagens” e “Processo de criação: pesquisa, ensino e metodologia”. Em
suas investigações, discute a pesquisa na formação de professores, metodologias
investigativas no campo educacional e, mais recentemente sobre a sistematização
do conhecimento em arte no campo da pintura. Defende a pesquisa, não só na
formação de professores, mas como recurso didático pedagógico numa prática
docente de criação coletiva com os alunos.
Fábio Fonseca - Docente do curso de Artes Visuais da
Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na subárea de Desenho. Doutor em
Teoria e História da Arte pela Universidade de Brasília (UnB), com período
sanduíche no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Mestre em Teoria
e História da Arte pela UnB. Especialista em História da Arte do Século XX e
Bacharel em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP-PR).
Atualmente desenvolve sua pesquisa sobre o processo de sobrevivência das
imagens, procurando integrar sob um viés teórico-metodológico, a pesquisa em
Teoria e História da Arte com a produção prática em Artes.
Fábio Martins - Professor de Arte SEED/PR, graduado em Artes Plásticas pela
Universidade Federal de Uberlândia (2008); especialista em História, Arte e
Cultura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa- PR (2018); mestre em Gestão
do Território - Programa de Pós-Graduação em Geografia - UEPG (2020);
integrante dos grupos de pesquisa CNPQ: Geografia e História: memória social e
patrimônio cultural UEPG/PR e do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino. Suas pesquisas abarcam as seguintes ênfases:
arte-educação, pintura, paisagem, patrimônio cultural e Folia de Reis.
Gladys Robles Magíster en Artes visuales de la
Universidade Federal de Uberalandia MG-Brasil (2016). Investigadora con beca de
estudios de la Organización de Estados Americanos (OEA) y el grupo Coímbra de
Universidades Brasileras (GCUB), Pregrado en Artes Plásticas -Universidad del
Atlántico (2013). Directora y docente de los programas de Artes Visuales y
Música de la Fundacion Universitaria Juan de Castellanos, Directora General de
la Fundación Cultural Integral de Oficios y Artes (FUNCIONAR). Su trabajo tiene
una relación directa con la tierra, como materia prima para sus instalaciones,
participando en exposiciones nacionales e internacionales. Hace parte del
Núcleo de Pesquisa e Ensino em Pintura (NUPPE) del Conselho Nacional de
Desenvolvimiento Científico e Tecnológico (CNPQ) como colaboradora
internacional y es miembro activo del grupo de investigación Arte Cultura
y Territorio de la JDC.
Helena Manzan - Graduada
em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente
Membro do NUPPE - Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino do Instituto de Artes
da Universidade Federal de Uberlândia. Vive na Itália desde
2002 em um lugar medival realizando suas pesquisas com a
natureza. Em 2011 participou da 54 Bienal de Arte de Veneza com obras da
sua pesquisa Archetyp'Art na Amazônia onde realizou várias expedições.
Seu trabalho é na área da pintura
informal conceitual material com colagens de elementos naturais.
Realiza exposições no mundo todo, Espanha, Irlanda, Rússia, entre outros.
Jane
Côbo - Graduada
em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Membro do
NUPPE - Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino do Instituto de Artes da
Universidade Federal de Uberlândia. Linhas de interesse: Imagens e Processos
Tradicionais em Pintura; Pintura Matérica e Materiais não convencionais, do
Suporte aos Elementos Pictóricos. Desenvolve pesquisa teórica e prática sobre
as poéticas visuais na linguagem da pintura, pintura e objeto e pintura-objeto.
Investiga possibilidades na exploração da matéria pictórica por meio do
material gesso, tinta acrílica, aquarela e apropriações diversas. Tem
participado de exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior. Possui
publicações em anais de eventos científicos.
Maria
Carolina Boaventura - Mestre
em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2013), licenciada em
Ciências Sociais pela mesma Universidade (2007). Atuou como docente substituta
na área de Teoria, História e Crítica de Arte na Graduação em Artes Visuais do
Instituto de Artes da referida instituição, e pesquisa temas relacionados à
arte, cultura e sociedade através das perspectivas da antropologia, da
sociologia e da historiografia da arte.
Roberta Melo - Doutora em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo
(ECA). Membro do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino de Arte (NUPPE).
Atualmente é artista e professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Professora do Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES). Atua principalmente
nos seguintes temas: ensino de arte, ensino e aprendizagem na
contemporaneidade, história do ensino de arte, feminino, história e memória.
Rodrigo
Freitas - Doutor em Artes pela Universidade
Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é professor do Instituto de Artes da
Universidade Federal de Uberlândia, integrante do NUPPE (Núcleo de Pesquisa em
Pintura e Educação) e pesquisa a relação entre imagem e tempo, sobretudo a
partir da prática pictórica em diálogo com vários meios de criação e difusão da
imagem.
Sérgio
Rodrigues - Pós-graduando em Gestão e
Design de Carnaval pela Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e
Gestão - CENSUPEG (2020 - ). Mestre em Artes pela Universidade Federal de
Uberlândia - UFU (Linha de Pesquisa de Práticas e Processos em Artes). Graduado
em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Pesquisador
do NUPPE (Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino - UFU). Com processos híbridos
de criação - interface com outras linguagens / materialidade pictórica. Como
eixo temático recorrente, explora motivações advindas de estudos sobre a
relação entre Arte e Cultura, com enfoque no Carnaval Brasileiro (visualidade
dos desfiles das Escolas de Samba), e investigações recentes sobre a Festa do
Congado de Uberlândia.
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