quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Exposição “Vertentes” – NUPPE – Linha de Pesquisa Pintura e Culturas - Galeria de Arte Ido Finotti - Espaço Cultural do Mercado Uberlândia


 

Prefeitura lança exposição “Vertentes” no Espaço Cultural do Mercado

COM A UNIÃO DE SEIS ARTISTAS, MOSTRA RESSALTA A CULTURA POPULAR E NACIONAL; 
ENTRADA É GRATUITA E EXPOSIÇÃO PODE SER CONFERIDA ATÉ 29 DE MARÇO


A cultura popular e nacional foi pinçada pelos olhares de seis grandes artistas regionais e, a partir desta terça-feira (8), o resultado deste trabalho pode ser conferido na Galeria de Arte Ido Finotti, que fica no Espaço Cultural do Mercado (acesso pela rampa), localizado no tradicional Mercado Municipal de Uberlândia.

Promovida e incentivada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a exposição “Vertentes” leva para os visitantes técnicas híbridas demonstradas por pinturas que destacam a cultura regional e põe luz à identidade dos brasileiros.

A mostra coletiva formada pelos artistas Aninha Duarte, Fábio Martins, Flaviane Malaquias, Karia Sousa, Sérgio Rodrigues e Wádson Rocha segue aberta para os apreciadores, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, ou por agendamento pelo telefone (34) 3235-7790.

Segundo Maria Carolina Boaventura, curadora da exposição, este trabalho coloca em relevo a cultura como prática. “É por meio da substância artística-cultural destes trabalhos que se evidencia a questão de um olhar atento às diversidades e ao contexto histórico-cultural em que estas estão inseridas. Um olhar que não é e não deve ser ensimesmado, mas sim generoso com aquilo que é observado, registrado e que ativa sensivelmente a nossa interculturalidade”, pontuou a curadora.

A exposição “Vertentes” é fruto do NUPPE – grupo de pesquisa na área de Poética Visual voltado para Pintura – do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia. A visitação é gratuita e pode ser conferida até 29 de março. 

Visite!
Exposição “Vertentes” – NUPPE – Linha de Pesquisa Pintura e Culturas

Artistas: Aninha Duarte, Fábio Martins, Flaviane Malaquias, Karia Sousa, Sérgio Rodrigues e Wádson Rocha
Quando: até 29 de março
Onde: Galeria de Arte Ido Finotti – Espaço Cultural do Mercado (acesso pela rampa), localizado no Mercado Municipal – Rua Olegário Maciel, 255 – Centro 
Agendamento: 12h às 17h – Telefone: 3235-7790

Fonte: https://www.uberlandia.mg.gov.br/2022/02/08/prefeitura-lanca-exposicao-vertentes-no-espaco-cultural-do-mercado/



Exposição "Tempo Oxidante" - Dayane Justino - Centro Municipal de Cultura Uberlandia - Galeria de Arte Concreto


Prefeitura lança a exposição “Tempo Oxidante” no Centro Municipal de Cultura

PINTURAS DA ARTISTA MINEIRA DAYANE JUSTINO PODEM SER CONFERIDAS GRATUITAMENTE

NA GALERIA DE ARTE CONCRETO ATÉ 11 DE MARÇO


 A ação do tempo é o objeto reflexivo da artista plástica Dayane Justino que pode ser apreciada, por meio de seu trabalho artístico, na Galeria de Arte Concreto, no Centro Municipal de Cultura, a partir desta sexta-feira (4).

A exposição “Tempo Oxidante” promovida pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, tem entrada gratuita e fica em cartaz até 11 de março. Os interessados podem conferir o trabalho de segunda à sexta-feira, das 12h às 17h, ou por agendamento, pelo telefone (34) 3236-8011.

A arte e o estudo de Dayane Justino

A mostra, segundo Dayane Justino, revela, através da pintura, apreensões acerca do estudo da matéria submetida ao poder de ação e reação do tempo. “São construções plásticas que mostram uma face pictórica peculiar, pois carregam a fisionomia marcada ao longo de processos experimentais com a limalha do ferro, das areias, dos cimentos convertidos em pigmentos sobre o suporte. As oxidações gravam a respeito de uma permanência no mundo e decifra uma experiência pictórica que indaga sobre o tempo, como aquilo que passa por nós, ou somos nós que passamos por ele?”, reflete a artista.

O desejo de pintar explorando a essência das matérias foi o que despertou o interesse da artista pela pesquisa ainda no curso de graduação em Artes Plásticas e também no Mestrado em Artes, ambos concluídos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Momentos empíricos que a norteiam, como membro pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino, e também no estudo teórico e plástico desenvolvido na linha de pesquisa Pintura Matérica, Pintura e Objeto e Materiais Alternativos do NUPPE.

Uma iconografia pessoal atenta aos sentidos de destruições, sobrevivências, anacronismos, retrocessos e descontinuidades numa metamorfose poética regida pela passagem do tempo. Noção de tempo como elemento de transformação que escolheu a pintura aliada a matéria para registrar sua duração entre as camadas do passado e do presente.

Exposição “Tempo Oxidante”
Artista: Dayane Justino 
Local: Galeria de Arte Concreto, no Centro Municipal de Cultura (antigo Fórum), localizado na Praça Jacy de Assis, Centro.
Horário para visitações: Segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, ou por agendamento pelo telefone (34) 3236-8011
Período: Até 11 de março
Entrada franca

Fonte: https://www.uberlandia.mg.gov.br/2022/02/04/prefeitura-lanca-a-exposicao-tempo-oxidante-no-centro-municipal-de-cultura/