terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

EXPOSIÇÃO "[IN]VOCAÇÃO", DE FLAVIANE MALAQUIAS, NO ITV CULTURAL


A exposição INvocação convida o espectador à reflexão das ações de agentes negros da cultura popular presente na cidade de Uberlândia que são representatividade na dança, na música e na capoeira. Do movimento do corpo à sonoridade dos instrumentos cada figura representada representa seu ser/estar no mundo e as transformações sociais que suas ações artísticas e culturais produzem no meio em que circundam. Representados estão os golpes de capoeira, a presença da rítmica dos instrumentos da capoeira, a dança afro-contemporânea, o hip hop, o tango e a música.

O termo INocação aqui se coloca como um trocadilho da vocação enquanto palavra que tem origem no latim “vocare”, que significa “chamar”, no sentido da essência e habilidade intrínseca à cada sujeito representado, bem como invocação pode assumir seus significados e conotações no sentido espiritual, emocional e de celebração no sentido de clamar.

As figuras representadas trazem em si conexões com o divino, por meio da ritualidade da capoeira e sua ancestralidade, e das forças presentes na memória de pessoas que já partiram, mas que deixaram, e ainda deixam, um legado de inspiração por meio da música e da dança.

Ao registrar essas figuras em silhuetas negras, a artista faz em suas criações invocação à memória dos sujeitos que carregam consigo a grandiosidade do saber ancestral conectando o mundo imaterial ao material, de forma a celebrar conquistas por eles produzidos no campo das artes e da cultura da cidade, e clamar para a continuidade de suas ações.

Flaviane Malaquias



 

EXPOSIÇÃO COLETIVA "AQUARELAS", NA SALA NUPPE.