sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Exposição Proposições pictóricas - ITV CULTURAL


As muitas possibilidades da pintura reabrem o novo espaço da ITV Cultural

A exposição “Proposições pictóricas”, com 15 artistas do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino (NUPPE ), pode ser visitada até dia 30 de novembro de 2018.

Aninha Duarte, Rodrigo Freitas e Jane Côbo são alguns dos artistas que  participam da  coletiva


A exposição “Proposições Pictóricas” é resultado das pesquisas dos integrantes do NUPPE (Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino), vinculado ao Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pelas paredes do espaço cultural ITV, o visitante pode perscrutar a abrangência da pintura a partir da noção ampliada do termo “pictórico”, que nomeia essa proposição e perpassa todos os trabalhos, excedendo, porém, as práticas tradicionais da pintura. Nessa mostra, cada trabalho aborda a pintura por vertentes bastante singulares, seja pelos materiais e procedimentos não convencionais como o uso da limalha de ferro oxidado e da materialidade que constituiu alguns dos trabalhos expostos, seja pelo diálogo de técnicas tradicionais com processos de reprodução de imagem ou mesmo com outros dispositivos tecnológicos de produção e difusão de imagem.

Entre os artistas que integram essa exposição estão: Alexandre França, Aninha Duarte, Brayan Arantes, Beth Shimaru, Carmen Nolorve, Camila Moreira, Dayane Jusitino, Elsieni Coelho, Flaviane Malaquias, Gladyse Robles, Jane Côbo, Karina Sousa, Roberta Melo, Rodrigo Freitas e Sérgio Rhodrigues.  

Aninha Duarte, professora da UFU e pesquisadora da religiosidade, apresenta pela primeira vez no Brasil, o trabalho “Medianeiros e Medianeiras”, exposto inicialmente em Évora, em Portugal, com outras obras da artista. Nesse trabalho, a pintura híbrida faz tributo à religiosidade popular. Por meio de colagem e decupagem vemos as imagens de alguns santos intercessores, frequentemente encontrados nas medalhas vendidas em bancas durante as festas católicas, como na cidade de Romaria, por exemplo. De acordo com a artista: “são os santos forçosos, na linguagem popular. Vi as imagens que mais se repetiam nas bacias cheias de medalhas nas bancas. No meu trabalho, eu preenchi algumas medalhas e outras ficaram vazadas, para que o público preencha com o seu próprio medianeiro espiritual”.

A pintura de Jane Côbo apresentada nessa mostra é recorte de um outro trabalho, intitulado “A bruta flor do querer”. No trabalho em questão, a artista revestiu com flores de gesso e pintadas de vermelho uma coluna de quase 5 metros de altura na Oficina Cultural, em Uberlândia. Sobre a possibilidade de tornar público seu trabalho na ITV Cultural, Jane Côbo revela: “a parceria do NUPPE com a ITV é fantástica, porque temos poucos espaços disponíveis na cidade para os artistas mostrarem os seus trabalhos. Eu acho muito rico e válido”.

Rodrigo Freitas apresenta o trabalho “Vigilância”, realizado a partir de imagens capturadas pelas câmeras de vigilância da Guarda Municipal de Belo Horizonte. O trabalho surge a partir de uma notícia publicada em jornal local que notificava a instalação de tais dispositivos de monitoramento como forma de preservar os “cartões-postais” da cidade, sem mencionar o potencial de controle que tal ação acarreta. Diante dessa estratégia de convencimento, o propósito do trabalho consiste em profanar tais dispositivos, subvertendo suas finalidades. “Minha ação, ainda que de maneira ínfima, consistia em desviar o olhar atento daquelas câmeras, cujo foco são as pessoas, para um percurso distraído e lento pela paisagem” disse Rodrigo. Pela pintura, o artista procura deslocar a imagem de vigilância de seu contexto usual para restituí-la, sob outra ótica, ao espaço coletivo, à comunidade, aos cidadãos aos quais pertence.

A ITV Cultural é um espaço expositivo, criado com o intuito de apoiar propostas de artes visuais na cidade de Uberlândia. Esse espaço cultural conta com o incentivo da ITV Urbanismo, a mais antiga incorporada do Brasil, criada em Uberlândia em 1937.  As exposições apresentadas nesse espaço são organizadas e têm  a curadoria de pesquisadores cadastrados nas linhas de pesquisa do NUPPE - Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino/IARTE/UFU. Por meio dessa parceira de trabalho, foi possível realizar o intercâmbio de trabalhos desenvolvidos por estudantes de Arte e artistas do Brasil e Exterior. Dessa maneira, a junção do apoio privado e público, entre a academia e a empresa propiciou uma forma de ampliarmos a cultura e a pesquisa em Arte.  Ao longo de 14 anos o NUPPE mantém uma parceria com a ITV e realiza sistematicamente mostras artísticas. Como constata Aninha Duarte: “a parceria entre o NUPPE e a ITV é de longa data. Anteriormente, algumas empresas de Uberlândia eventualmente ajudaram [ao NUPPE], mas de maneira sequenciada, só ocorre aqui, na ITV”.

“Proposições Pictóricas” abre ao público nessa quinta-feira (13) e permanece até o dia 30 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita nas instalações da ITV Cultural, sediada na ITV Urbanismo.

Serviço: A exposição “Proposições pictóricas” pode ser visitada de 13 de setembro a 30 de novembro, das 9h às 17h, no ITV Cultural, na avenida Getúlio Vargas 869, Centro. A entrada é gratuita.


terça-feira, 5 de junho de 2018

Lançamento do Livro NUPPE

Participem do lançamento de nosso livro -  NUPPE- Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino/ IARTE/UFU. Agradecemos a todos os integrantes do Nuppe pela execução desse livro, elaborado em Português e Francês.  A primeira edição  esta  ancorada na : (Bibliothèque nationale de France; BnF . ISBN 978-2-9556313-1-7 http://nouveautes-editeurs.bnf.fr/annonces.html?id_declaration=10000000302363&titre_livre=NUPPE. 
A Biblioteca Nacional de França (Bibliothèque nationale de France; BnF, IPA: [bi.bli.jɔ.tɛk na.sjɔ.nal də fʁɑ̃s]) localizada em Paris, destina-se a ser o repositório de tudo o que é publicado na França.

Sobre a Pintura / sobre a imagem 
(..) o colorido em
ato e em trânsito, uma trança entre a
superfície e a profundidade corporal [...]
que um quadro durma, desperte,
sofra, reaja, se negue, se transforme,
ou se ruborize como o
rosto de uma amante quando se sente
observado pelo amado; isto é tudo que se
pode esperar da eficácia de uma
imagem. – Georges Didi-Huberman


quarta-feira, 18 de abril de 2018

Exposição : PINTURAS INTRÍNSECAS - Bucaramanga / Colômbia

Mais uma conquista do NUPPE- Núcleo de pesquisa em Pintura e Ensino - IARTE/UFU 

Exposição : PINTURAS INTRÍNSECAS 
Conferência : Materialidad Pictórica
 Bucaramanga / Colômbia


sábado, 24 de fevereiro de 2018

Exposição e Mesa Redonda "Moi, Nous, Elles (Transformations Identitaires)"


É com prazer que o NUPPE inicia suas atividades em 2018, convidando a todos para a exposição e Mesa Redonda  "Moi, Nous, Elles (Transformations Identitaires)". Evento organizado pela artista Carmen Herrera Nolorve que conta com a participação de mulheres artistas de diferentes países, dentre elas temos como representantes do NUPPE as obras de Aninha Duarte, Andrea Diogo, Dayane Justino, Elsiene Coelho, Maria Regina Rodrigues, Roberta Melo, Jane Cobo, Camila Moreira, Gladys Robles, Carmen Nolorve e Ana Rita Ferreira.








                         
Institut Cervantes
57 Cours de l'Intendance
33000 Bordeaux
Tél. : 05 57 14 26 14
Courriel : cenbur@cervantes.es