quinta-feira, 6 de junho de 2013

Ação Educativa do NUPPE: palestra e oficina no PRESP Uberlândia.

O NUPPE, em seu estatuto, prevê a realização de ações educativas como um meio de promover o diálogo entre o núcleo, suas pesquisas e estudos, e a comunidade como um todo.
A convite do PRESP (Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional – Uberlândia), Jane Côbo e Sérgio Rodrigues executaram com usuários e técnicos sociais do programa uma palestra / oficina com o tema “Olhares da Pintura sobre gênero feminino”. Esta ação consistiu para muitos, em uma experiência inicial de contato com a arte como objeto de leitura e reflexão.
Relatando sumariamente a experiência, apresentamos reproduções de imagens de diversos pintores desde o Renascimento até a modernidade (Leonardo da Vinci, Botticelli, Vermeer, Gauguim, Schiele, Picasso, entre outros), em que a representação feminina poderia revelar o olhar masculino sobre este corpo (idealizado, sacralizado, sensualizado, erotizado, socialmente limitado...) que foram desencadeadoras de exercícios de leituras dessas imagens fundamentadoras da nossa abordagem.
Posteriormente, apresentamos a produção de Frida Kahlo sob o olhar da pesquisa de Susana de Lima (graduada em Artes Visuais pela UFU), e fotografias do trabalho “Mulheres Apagadas” de Cíntia Urias, igualmente resultado de sua pesquisa de graduação em Artes Visuais pela UFU, como exemplares do olhar de mulheres artistas sobre seu próprio gênero, revelador de aspectos mais subjetivos da condição feminina.
Plasticamente, propusemos a produção de uma composição por meio de colagens em um painel coletivo, a partir da temática “Olhar sobre a Mulher Contemporânea”. Os participantes deveriam selecionar imagens de mulheres, em revistas e outros impressos, e inseri-las no painel associadas a adjetivos que as caracterizassem.
Foi extremamente agradável perceber o interesse dos participantes, não só pelo assunto apresentado no encontro, mas no despertar de um olhar mais ampliado e menos distante para a arte.
Agradecemos o espaço oferecido pelo PRESP, em suas integrantes Natália Palazzo, Natália Galdiano e equipe.
 
Sérgio Rodrigues e Jane Côbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário