quarta-feira, 26 de outubro de 2016

IV SIMPÓSIO do NUPPE: Extensões da Pintura: Processos, Memórias e Imaginários

O IV Simpósio do NUPPE, denominado "Extensões da Pintura: Processos, Memórias e Imaginários", aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de outubro no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia e na galeria do Studio Casas de Ideias, onde acontece a exposição coletiva dos artistas-membro do núcleo no período de 03 /10 a 03 / 11.



Os eventos e atividades realizados pelo NUPPE, entre exposições, simpósios, ações, visam divulgar a produção e pesquisa de seus membros, ampliando o debate acerca da linguagem pictórica com foco nos processos de criação e na reflexão das possibilidades da pintura na contemporaneidade. O cruzamento entre pesquisas de artistas e pesquisadores locais, nacionais e internacionais visam estabelecer um amplo panorama em torno da Pintura, a partir das linhas de pesquisa que o núcleo contempla. Para além dessas motivações, é de entendimento do NUPPE que as ações por ele promovidas atuam diretamente na motivação de seus pesquisadores, fomentando o interesse constante pela produção e estudo.

O IV Simpósio priorizou as pesquisas dos artistas e pesquisadores vinculados ao NUPPE, e teve suas atividades organizadas em 03 aspectos: PALESTRAS, MESAS REDONDAS e OFICINAS, além da EXPOSIÇÃO COLETIVA que abriu o evento.

  


Na tarde do dia 04/10, a profa. Dra. Aninha Duarte abriu as palestras e mesas redondas apresentando um histórico sobre a criação e as atividades já desenvolvidas pelo NUPPE desde 2007. Posteriormente, o artista e designer Alexandre França - um dos fundadores do NUPPE -  fez uma apresentação sobre seu processo de criação ao longo de 31 anos de carreira.




No evento da noite, no mesmo dia, o Prof. Dr. Rodrigo Freitas proferiu a conferência "Intermitência da Imagem", acerca de seu processo de criação.




Na tarde do dia 05, tivemos a mesa redonda com a apresentação das pesquisas da Ms. Andréa Diogo e Carmen Nolorve (apresentada pela profa. Dra. Elsieni Coelho), intitulada "Identidades e Recorrências como Poética no Processo de Criação", com mediação da Profa. Dra. Regina Rodrigues.







A mesa redonda do mesmo dia foi composta pela Profa. Dra. Elsieni Coelho, por Dra. Ana Rita Ferreira (apresentada pela Profa. Dra. Aninha Duarte)  e pelo mestrando Sérgio Rodrigues, intitulada "Identidade e Memória no processo de criação em Arte", com mediação da Profa. Dra. Aninha Duarte.




A mesa redonda da tarde do dia 06/10 foi composta pela Profa. Dra. Regina Rodrigues e pela Ms. Gladys Robles (por meio de vídeo) com o título "Caminho de Terra",  com mediação da Profa. Dra. Elsieni Coelho.



O encerramento do simpósio foi realizado na noite do dia 06, coma conferência da Profa. Dra. Aninha Duarte sobre seu processo de criação, intitulada "Investigação In Situ: percursos, processos e imagens geradoras".




OFICINAS

Os períodos da manhã dos 03 dias de Simpósio foram destinados às Oficinas. No dia 04, tivemos a oficina da Ms. Andréa Diogo intitulada "Como construir escrita análoga ao processo de criação".



No dia 05, a Oficina ministrada pela Profa. Dra. Regina Rodrigues se desenvolveu sobre o tema Pigmentos Terrosos.





No dia 06, a Oficina  "Exploração de materiais não-convencionais em pintura" foi ministrada por Jane Côbo e Sérgio Rodrigues.









Em dezembro de 2016, as publicações referentes às palestras e mesas redondas estarão disponíveis para consulta no site no NUPPE (www.nuppe.ufu.br).


 Para maiores informações sobre o IV Simpósio do NUPPE, acesse: simposio2016.nuppe.ufu.br
 Outras fotografias do Simpósio na fanpage: https://www.facebook.com/groups/334678956625933/


Responsável pelo post: Sérgio Rodrigues

Registros fotográficos: Jane Côbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário