sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Exposição Proposições pictóricas - ITV CULTURAL


As muitas possibilidades da pintura reabrem o novo espaço da ITV Cultural

A exposição “Proposições pictóricas”, com 15 artistas do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino (NUPPE ), pode ser visitada até dia 30 de novembro de 2018.

Aninha Duarte, Rodrigo Freitas e Jane Côbo são alguns dos artistas que  participam da  coletiva


A exposição “Proposições Pictóricas” é resultado das pesquisas dos integrantes do NUPPE (Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino), vinculado ao Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pelas paredes do espaço cultural ITV, o visitante pode perscrutar a abrangência da pintura a partir da noção ampliada do termo “pictórico”, que nomeia essa proposição e perpassa todos os trabalhos, excedendo, porém, as práticas tradicionais da pintura. Nessa mostra, cada trabalho aborda a pintura por vertentes bastante singulares, seja pelos materiais e procedimentos não convencionais como o uso da limalha de ferro oxidado e da materialidade que constituiu alguns dos trabalhos expostos, seja pelo diálogo de técnicas tradicionais com processos de reprodução de imagem ou mesmo com outros dispositivos tecnológicos de produção e difusão de imagem.

Entre os artistas que integram essa exposição estão: Alexandre França, Aninha Duarte, Brayan Arantes, Beth Shimaru, Carmen Nolorve, Camila Moreira, Dayane Jusitino, Elsieni Coelho, Flaviane Malaquias, Gladyse Robles, Jane Côbo, Karina Sousa, Roberta Melo, Rodrigo Freitas e Sérgio Rhodrigues.  

Aninha Duarte, professora da UFU e pesquisadora da religiosidade, apresenta pela primeira vez no Brasil, o trabalho “Medianeiros e Medianeiras”, exposto inicialmente em Évora, em Portugal, com outras obras da artista. Nesse trabalho, a pintura híbrida faz tributo à religiosidade popular. Por meio de colagem e decupagem vemos as imagens de alguns santos intercessores, frequentemente encontrados nas medalhas vendidas em bancas durante as festas católicas, como na cidade de Romaria, por exemplo. De acordo com a artista: “são os santos forçosos, na linguagem popular. Vi as imagens que mais se repetiam nas bacias cheias de medalhas nas bancas. No meu trabalho, eu preenchi algumas medalhas e outras ficaram vazadas, para que o público preencha com o seu próprio medianeiro espiritual”.

A pintura de Jane Côbo apresentada nessa mostra é recorte de um outro trabalho, intitulado “A bruta flor do querer”. No trabalho em questão, a artista revestiu com flores de gesso e pintadas de vermelho uma coluna de quase 5 metros de altura na Oficina Cultural, em Uberlândia. Sobre a possibilidade de tornar público seu trabalho na ITV Cultural, Jane Côbo revela: “a parceria do NUPPE com a ITV é fantástica, porque temos poucos espaços disponíveis na cidade para os artistas mostrarem os seus trabalhos. Eu acho muito rico e válido”.

Rodrigo Freitas apresenta o trabalho “Vigilância”, realizado a partir de imagens capturadas pelas câmeras de vigilância da Guarda Municipal de Belo Horizonte. O trabalho surge a partir de uma notícia publicada em jornal local que notificava a instalação de tais dispositivos de monitoramento como forma de preservar os “cartões-postais” da cidade, sem mencionar o potencial de controle que tal ação acarreta. Diante dessa estratégia de convencimento, o propósito do trabalho consiste em profanar tais dispositivos, subvertendo suas finalidades. “Minha ação, ainda que de maneira ínfima, consistia em desviar o olhar atento daquelas câmeras, cujo foco são as pessoas, para um percurso distraído e lento pela paisagem” disse Rodrigo. Pela pintura, o artista procura deslocar a imagem de vigilância de seu contexto usual para restituí-la, sob outra ótica, ao espaço coletivo, à comunidade, aos cidadãos aos quais pertence.

A ITV Cultural é um espaço expositivo, criado com o intuito de apoiar propostas de artes visuais na cidade de Uberlândia. Esse espaço cultural conta com o incentivo da ITV Urbanismo, a mais antiga incorporada do Brasil, criada em Uberlândia em 1937.  As exposições apresentadas nesse espaço são organizadas e têm  a curadoria de pesquisadores cadastrados nas linhas de pesquisa do NUPPE - Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino/IARTE/UFU. Por meio dessa parceira de trabalho, foi possível realizar o intercâmbio de trabalhos desenvolvidos por estudantes de Arte e artistas do Brasil e Exterior. Dessa maneira, a junção do apoio privado e público, entre a academia e a empresa propiciou uma forma de ampliarmos a cultura e a pesquisa em Arte.  Ao longo de 14 anos o NUPPE mantém uma parceria com a ITV e realiza sistematicamente mostras artísticas. Como constata Aninha Duarte: “a parceria entre o NUPPE e a ITV é de longa data. Anteriormente, algumas empresas de Uberlândia eventualmente ajudaram [ao NUPPE], mas de maneira sequenciada, só ocorre aqui, na ITV”.

“Proposições Pictóricas” abre ao público nessa quinta-feira (13) e permanece até o dia 30 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita nas instalações da ITV Cultural, sediada na ITV Urbanismo.

Serviço: A exposição “Proposições pictóricas” pode ser visitada de 13 de setembro a 30 de novembro, das 9h às 17h, no ITV Cultural, na avenida Getúlio Vargas 869, Centro. A entrada é gratuita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário