segunda-feira, 9 de maio de 2022

O QUE PERDURA? - Dayane Justino - Espaço Cultural ITV - Uberlândia MG

 



O QUE PERDURA?

A exposição de Dayane Justino “O que Perdura?” nos faz um provocação com o intento de reflexionarmos sobre a vida e a passagem do tempo.  Os trabalhos expostos trazem uma robusta iconografia de ruínas, resíduos de signos de construções arquitetônicas e também representações icônicas de elementos visuais que compuseram a história da covid-19.

O conjunto imagético dos trabalhos é construído por meio de representações e presentificações de máscaras de proteção facial, fragmentos de cidades destruídas, formas sequenciadas que aludem a covas.  Temos ainda duas imagens da própria artista autorretratada marcando sua forte presença/ausência no espaço expositivo.

A materialidade pictórica usada pela artista é principalmente a limalha de ferro, que é explorada até a exaustão, nos presenteando com uma vasta escala de tons marrons e ocres usando de um tratamento pictórico rustico, carcomido e requintado. A materialidade é o eixo fulcral de sua pesquisa teórica e plástica. Matérias e signos orquestram de forma sinestésica, densa e coesa essa mostra, que nos inquire a meditar sobre a vida, sobre a duração da coisas materiais e imateriais. Fica a nós, espectadores, a tarefa de responder a pergunta proposta no título da mostra: “O QUE PERDURA”?


Curadoria

Aninha Duarte – Ana Helena da .S. D. Duarte


Prestigie!

Local: Espaço Cultural ITV – Av. Getúlio Vargas, 869. Centro - Uberlândia-MG
Visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Período: 09/05/2022 à 29/06/2022
Exposição #28


Nenhum comentário:

Postar um comentário