A coletiva inclui dezoito obras de Abraham Palatnik, Antonio Dias, Bruno
Dunley, Cao Guimarães, Carlito Carvalhosa, Daniel Buren, Daniel Senise, Haegue
Yang, Hélio Oiticica, Julio Le Parc, Lucia Koch, Marcelo Silveira, Marco Maggi,
Milton Machado, Rodolpho Parigi, Sergio Sister, Tomie Ohtake, Vik Muniz e
Xavier Veilhan.
vista da exposição -- galeria nara roesler | são paulo -- 2016
|
Organizada
pela diretora artística da galeria, Alexandra Garcia Waldman, a exposição gira
em torno da batalha entre a tabela cromática e o círculo cromático.
Tomando
como base teórica o ensaio “Chromophilia”, do livro "Chromophobia",
de David Batchelors, a exposição apresenta artistas contemporâneos que brincam,
destroem e se deleitam com a tensão entre o uso das cores industriais
pós-1960 e o advento da tabela cromática. Batchelor descreve a tabela
cromática, como uma lista descartável de cores prontas. “Cada tira de papel é
uma pintura abstrata perfeita em miniatura, ou um exemplo compacto de
serialismo cromático, ou uma página de um vasto catálogo raisonné de
monocromos”. A tabela conferiu aos artistas liberdade e autonomia na utilização
das cores, algo inimaginável dentro da rígida estrutura estabelecida
anteriormente pelo círculo cromático. Nas palavras de Batchelor: “o círculo
cromático estabelece relações entre cores e implica uma hierarquia quase feudal
entre elas – primárias, secundárias e terciárias, puras e não tão puras”.
Os
artistas da exposição brindam os visitantes com o espectro completo do drama
cromático. Daniel Buren rejeitou a ideia de que a eliminação da cor produziria
uma forma mais pura de arte; ao contrário, a cor para ele é essencial e não
pode ser substituída por palavras ou ações.
daniel buren
cores, luz, projeção, sombras, transparência:
obras in situ 5, 2015
estrutura metálica, vinil adesivado, acrílico
200 x 200 x 50 cm
Exposta
ao lado de Colors, light, projection, shadows, transparency: works in situ
5 está Santa Teresa Nerveux, de Rodolpho Parigi, onde cores
explosivas tecem formas geométricas planas, em composições que evocam paisagens
urbanas semi-abstratas e fragmentadas. No mesmo espaço, Pictures of
Pigment: Monochrome, pink-blue-gold, after Yves Klein, de Vik Muniz, transmite
uma sensação de controle, utilizando as cores vibrantes preferidas pelo
falecido Yves Klein.
vik muniz
pictures of pigment: monochrome, pink-blue-gold,
after yves klein, 2016
c-print digital
ap 2/4
230 x 540 cm
Na
outra extremidade da exposição, Sérgio Sister recontextualiza ideias clássicas
relativas à tela enquanto janela, investigando a intrincada relação entre as
cores quando estas interagem com o espaço e o ar.
sergio sister
sem título, 2015
óleo sobre tela
170 x 213 cm (díptico)
Tomie
Ohtake foi fascinada pela cor durante toda sua vida e sempre explorou a
sobreposição de círculos, formas ovais, arcos e pilhas de objetos para realçar
a experiência de suas obras. O trabalho selecionado, uma de suas pinturas
mais recentes, convida à contemplação e à imersão na lógica de sua arte.
Lucia
Koch também utiliza a cor para preservar, alterar e continuar uma
experiência. Mostruário – degradês, da série degradês, preserva a cor
do pôr-do-sol em tela impressa. A obra é iluminada por trás e a experiência é
completamente alterada por uma natureza preservada artificialmente.
Os
artistas na exposição desafiam os espectadores a experimentar a cor. Eles
materializaram as cores para alcançar a liberdade de experimentação, deixando
para trás a rigidez do círculo cromático.
A diretora artística da Galeria Nara Roesler,
Alexandra Garcia Waldman, apresenta a segunda parte da exposição coletiva
Cromofilia vs Cromofobia: Continuação, agora na sede carioca. Tomando como base
teórica o ensaio Chromophilia, do livro Chromophobia, de David Batchelors, a
exposição apresenta artistas contemporâneos que brincam, destroem e se deleitam
com a tensão entre o uso das cores industriais pós-1960 e o advento da tabela
cromática.
lançamento_ 26/01/2017, quinta-feira, 19-22h
exposição_ 27/01/2017 a 18/03/2017
local_
Galeria Nara Roesler Rio
Rua Redentor 241 - Ipanema
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / Brasil
55-21-3591-0052
galeria@nararoesler.com.br
www.nararoesler.com.br
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário