quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Colóquio Internacional CORPO PINTURA COR FRONTEIRA

          
             

    O Colóquio Internacional CORPO PINTURA COR FRONTEIRA propõe discutir a pintura na atualidade, suas possibilidades e procedimentos sob um olhar que considere a complexidade interdisciplinar da arte, dos artistas e das obras. Partindo da premissa que a pintura é um meio em constante expansão, nesse colóquio privilegiamos a cor, em suas potencialidades conceituais e simbólicas, como o elemento convergente das diversas narrativas que constituem a complexa tessitura do campo pictórico, bem como das experiências vividas.

Face a um cenário de rupturas e declínios, como podemos pensar os desafios da pintura na contemporaneidade? Pensar, dialogar e vislumbrar. Eis as nossas proposições para abordar CORPO PINTURA COR FRONTEIRA, palavras deslizadoras e proliferantes, que permitem articular o fazer artístico com as urgências de nosso tempo e espaço. As ambivalências do corpo - corpo de carne, corpo de obras, corpo da pintura, corpo da tinta e tantos outros - tornam-se mais provocadoras quando pensamos também em suas fronteiras. Como a pintura contemporânea se mantém ciente das questões do nosso tempo, podemos nos perguntar: como ela se relaciona mais amplamente com as geografias expandidas, as diversas tecnologias e mídias? Quais as implicações de um corpo/fronteira, um corpo/limite, um corpo/discurso, um corpo/cor, um corpo/matéria?

O colóquio é organizado em colaboração entre a Universidade Federal de Uberlândia, a Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e da Université Bordeaux Montagne ocorrerá nos dias 06, 07 e 08 dezembro de 2021 em plataforma virtual.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário