sábado, 16 de outubro de 2021

Exposição Poéticas da Memória - “Mão na Massa: experiências [re]significativas – II Congresso Internacional Online entre Arte, Cultura e Educação – Reconexões da Abordagem Triangular no Ensino de Artes”, da Universidade Federal de Goiás.

 Abertura do Congresso será dia 19/10/2021 a partir das 14h30


“Poéticas da memória” é uma exposição virtual, de dezoito membros e convidados do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino, da Universidade Federal de Uberlândia – com curadoria de Roberta Melo e Elsieni Coelho – é parte do evento “Mão na Massa: experiências [re]significativas – II Congresso Internacional Online entre Arte, Cultura e Educação – Reconexões da Abordagem Triangular no Ensino de Artes”, da Universidade Federal de Goiás. 

A temática memória está presente em tudo e em todos. A memória não é só o que pensamos, imaginamos ou construímos socialmente, mas também as experiências vivenciadas no passado e transformadas no presente. Ela pode fazer parte das vivências mais diversas possíveis e podem emergir de experiências múltiplas de tempo e espaço. As imagens do presente formadas em cada indivíduo são mediadas pelas imagens sempre presentes do corpo de cada um, conexão estabelecida entre imagem do corpo e ação. O que podemos perceber em nós a partir das imagens que evocamos? 

Na contemporaneidade quando trabalhamos com a ideia de circularidade e não de tempo cronológico, impõe-se atemporalidade e o risco da superficialidade, no existir aqui e agora, que afeta noção de história, memória, pertencimento, sendo fonte de produção e resistência de muitos artistas. 

Como cada artista pensa, trabalha e representa visualmente tendo a memória como fonte do processo de criação é o que essa exposição proporcionará aos espectadores.

Visite a exposição e acesse os materiais de apoio através do link:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário