segunda-feira, 10 de junho de 2013

"ImaRgens Urbanas", livro de Juliana Schroden e Wilson Filho



O livro ImaRgens Urbanas foi publicado em 2011 pela PROEX-UFU, a partir do Edital de Incentivo à Produção Cultural da Diretoria de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia. A obra reúne poesias de Juliana Schroden e desenhos de Wilson Filho, e traz, como tema central, aspectos do cotidiano da cidade.

Poemas e desenhos partiram principalmente da observação de cenas e personagens que transitam pelas ruas de Uberlândia, abarcando episódios tristes, ternos, cômicos e curiosos. As poesias trabalham com jogos de palavras, com as sonoridades do ritmo e das rimas, com as metáforas e figuras. Conforme notou Elaine Cristina Cintra no prefácio do livro, “Os poemas dimensionam uma subjetividade delicada e intensa, que remete a determinados jogos metalinguísticos como se descobrisse a poesia no ato de com ela se entreter [...].”

Os desenhos, dos quais alguns podem ser considerados também como pinturas, foram elaborados com os pretos do grafite e da tinta nanquim e com as cores do lápis aquarelado, do pastel e da tinta guache. Tais imagens estabelecem um diálogo com os poemas, de modo que, ao aparecerem lado a lado nas páginas, ambos se enriquecem. Esse diálogo entre a literatura e as artes plásticas marca os 21 pares de poesias e desenhos presentes no livro ImaRgens Urbanas.

Veja informações sobre como adquirir o livro aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário