terça-feira, 2 de setembro de 2014

MARTIAL RAYSSE - RETROSPECTIVA 1960-2014 - WWW.CENTRE POMPIDOU - PARIS (Camila Moreira)



Martial Raysse, Peinture à haute tension, 1965
huile et peinture fluorescente, construction-collage, 162,5 x 97,5 cm


MARTIAL RAYSSE

RETROSPECTIVA 1960-2014
14 MAIO À 22 DE SETEMBRO DE 2014

WWW.CENTRE POMPIDOU
 PARIS

Mais de 200 obras integram a retrospectiva do artista / pintor francês Martial Raysse no Centre George Pompidou, em Paris. Com imagens que trazem referência à códigos, símbolos, com caráter provocador sobre seu tempo, Martial Raysse pinta mulheres estereotipadas, utiliza formas novas e populares em dialogo com a sociedade de consumo contemporânea à sua produção. “L’art actuel, c’est une fusée dans l’espace. Les “Prisunic” sont les musées d’art moderne”, narra o artista.
Martial Raysse nasceu em 12 de fevereiro de 1936 à Golfe-Juan-Vallauris, aos arredores de Nice, França. De família de artesãos ceramistas, ele começa seus estudos em Letras na faculdade de Nice em 1955 e se orienta em direção à pintura e escultura, que ele praticava desde a infância. Ainda jovem, mostra suas primeiras obras, pinturas e assemblages em exposições coletivas de diversos países. Sua produção conhece desde cedo um rápido sucesso na Europa, depois à Nova York e à Los Angeles onde ele residira até 1968 e se ligara à pop art. O artista tem uma carreira marcada por exposições, contatos com artistas e visitas à museus em idas e vindas aos Estados Unidos.
Dono de uma trajetória irreverente, de obras picturais com cores fortes, opacas e mestiças, Martial Raysse reúne nessa grande retrospectiva no Pompidou a narrativa de um artista que buscou em suas obras a mutação.

“Eu nunca fiz pintura, eu sempre trabalhei sobre as imagens, à as transformar e tirar uma nova linguagem. Eu sou um pintor que utiliza as técnicas modernas, para exprimir um mundo moderno.” Martial Raysse.

Martial Raysse, Raysse beach, 1962.

















Martial Raysse
Expositions
14 mai 2014 - 22 septembre 2014
de 11h00 à 21h00
Galerie 1 - Centre Pompidou, Paris
13€, TR 10€
http://www.centrepompidou.fr/




Responsável pela criação dessa postagem:
Camila Moreira
artista pesquisadora integrante do NUPPE





Nenhum comentário:

Postar um comentário